Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisador titular do CBPF discute no JB colaborações científicas supranacionais

  • Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 15h16
  • Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 15h17
  • Acessos: 457

Ignácio Bediaga, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), publicou hoje no diário Jornal do Brasil (página 9, versão impressa) artigo sobre o cada vez mais importante papel das organizações supranacionais para a pesquisa científica de ponta. Como exemplo de resultados recentes dessas instituições, as quais reúnem em seus quadros milhares de colaboradores (pesquisadores, técnicos e estudantes), Bediaga cita a detecção tanto do bóson de Higgs -- partícula que daria a propriedade massa a suas companheiras do mundo subatômico -- e as ondas gravitacionais -- oscilações do uno quadridimensional que reúne de modo indissociável as três dimensões espaciais (altura, largura e comprimento) e o tempo.
Em relação ao Brasil, o pesquisador fala dos 10 anos da Rede Nacional de Física de Altas Energias (Renafae), que realizou semana passada encontro em São Paulo (SP), para fazer um balanço de suas atividades e discutir seu futuro.

A íntegra do artigo pode ser lida no arquivo anexo ou online: http://www.jb.com.br/artigo/noticias/2018/08/09/colaboracoes-supranacionais/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página