Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Últimos dias para visitar a exposição sobre Leite Lopes

  • Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 16h34
  • Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 16h59
  • Acessos: 1498

Quem quiser conhecer mais sobre a personalidade e a vida de um dos mais importantes físicos do Brasil tem até a próxima quinta-feira (28/03) para visitar a exposição ‘Vida e Arte: 100 anos de José Leite Lopes’, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).

A exibição ocupa o ‘Espaço Ciência e Sociedade’, no 4o andar do Edifício César Lattes, no CBPF. É uma realização do Núcleo de Informação C&T e Biblioteca (NIB), do CBPF, e fica aberta de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.

 

Objetos pessoais do físico José Leite Lopes em exibição no CBPF

(Crédito: divulgação CBPF)

 

Inaugurada em 5 de dezembro do ano passado ‒ ano do centenário de nascimento do físico teórico brasileiro José Leite Lopes (1918-2006), um dos fundadores do CBPF ‒, a exposição ocupa área revitalizada, para se tornar espaço de convivência e trocas, batizado Espaço Ciência e Sociedade, em referência à revista (Ciência e Sociedade) criada pelo físico na década de 1960. Hoje, o veículo, cuja publicação está sob a responsabilidade do NIB, é repositório importante da história da física no Brasil.

 

Notícia de jornal sobre Leite Lopes

(Crédito: Divulgação)

Estudantes: presentes

"O espaço tem o objetivo de conectar pessoas entre si e com a cultura científica, seja por meio do importante acervo de livros e periódicos que o CBPF tem em sua biblioteca, seja pela proposta de transformá-lo em um local de (pro)vocações científicas”, disse Márcio Portes de Albuquerque, vice-diretor do CBPF, em mensagem enviada ao Núcleo de Comunicação Social à época do lançamento.

Em 28 de março, encerramento da exposição, o espaço receberá a visita de estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAP/UFRJ), estando aberto também aos demais visitantes.

“Importante destacar que esse evento marca um novo ciclo na atuação da Biblioteca do CBPF – agora,  NIB. Mais do que acumular, preservar e armazenar volumes impressos, estamos mudando o objetivo para a partilha, o dinamismo e a disseminação ativa e proativa do conhecimento e da informação”, disse o tecnologista sênior Nilton Alves Júnior, coordenador do NIB.

 

Imagens do arquivo da família em exposição

(Crédito: Divulgação)

 

Sobre Leite Lopes

José Leite Lopes nasceu em 28 de outubro de 1918, em Recife (PE). Mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), onde cursou física na extinta Faculdade Nacional de Filosofia. Em 1946, obteve seu doutorado em física na Universidade de Princeton (EUA), tornando-se o primeiro doutor formal em física do Brasil.

É reconhecido tanto por suas contribuições para a física teórica quanto por sua atuação na estruturação do sistema político-administrativo da ciência no Brasil, tendo contribuído para a criação do CBPF e de outras importantes instituições, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Leite Lopes morreu em 12 de junho de 2006, no Rio de Janeiro (RJ).

 

SERVIÇO:

Evento: Exposição ‘Vida e Arte: 100 anos de José Leite Lopes’

Quando: até quinta-feira (28/03)

Horário: das 8h30 às 17h30

Onde: Espaço Ciência e Sociedade, 4º andar do Edifício César Lattes, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), à rua Dr. Xavier Sigaud, 150. Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Entrada: gratuita (não servidores devem apresentar documento de identificação na portaria)

 

Mais informações:

Homenagem aos 100 anos: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/cbpf-homenageia-o-centenario-de-jose-leite-lopes

Espaço Ciência e Sociedade: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/cbpf-inaugura-novo-espaco-de-convivencia-e-biblioteca-revitalizada

Ciência e Sociedade: http://revistas.cbpf.br/index.php/CS

registrado em:
Fim do conteúdo da página