Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Tese de fundador do CBPF está disponível no portal do CBPF

  • Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 18h28
  • Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 18h28
  • Acessos: 1241

A tese de doutorado do físico teórico Jayme Tiomno (1920-2011) está disponível, em formato PDF, na série ‘Documentos históricos’, seção do período Ciência e Sociedade, publicado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).

O primeiro período norte-americano (1948-1950) de Tiomno ‒ um dos fundadores do CBPF ‒ foi extremamente produtivo. Em colaboração com aquele que deveria ter sido seu orientador de doutorado, o físico norte-americano John Wheeler (1911-2008), Tiomno, em um curto período de tempo, publicou três artigos que contribuíram para consolidar a área de física de partículas elementares (ou altas energias).

Em um desses trabalhos, é proposto o famoso triângulo de Puppi-Tiomno-Wheeler ‒ Puppi é referência ao físico italiano Giampetro Puppi (1917-2006). Pelo impacto que tiveram, esses resultados ofuscaram o objetivo maior de Tiomno em Princeton: escrever uma tese de doutorado sobre a natureza do neutrino (partícula sem carga elétrica e extremamente fugidia), orientada pelo físico húngaro-americano Eugene Wigner (1902-1995), Nobel de 1963.

supervisão de 

 

Jayme Tiomno

(Crédito: abc.org.br)

 

Intitulada ‘Theories of neutrino and the double beta decay’ [Teorias de neutrino e o decaimento beta duplo], a tese é, no entanto, também ousada e original, como mostram Karin Fornazier, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos (SP), e Antonio Augusto Passos Videira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em artigo recente (‘Os anos de formação de um físico teórico brasileiro: Jayme Tiomno entre 1942 e 1950’), publicado em Ciência e Sociedade.

Fornazier e Videira ‒ que é também pesquisador colaborador do CBPF ‒ descrevem resumidamente o conteúdo da tese, bem como mencionam aspectos e características do ambiente científico à época ‒ com ênfase naqueles da Universidade do Brasil e Universidade de São Paulo.

 

Mais informações:

Tese: http://cbpfindex.cbpf.br/publication_pdfs/PDF%20preto-DHFINAL.2018_02_08_09_29_03.pdf

Fornazier e Vidiera: http://revistas.cbpf.br/index.php/CS/article/view/297

Ciência e Sociedade: http://revistas.cbpf.br/index.php/CS

‘Documentos Históricos’:

http://cbpfindex.cbpf.br/index.php?moduleFile=listPublications&pubType=25

Publicações do CBPF: http://portal.cbpf.br/pt-br/publicacacoes-do-cbpf

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página