Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Livro trata do ‘lado escuro’ da energia

  • Publicado: Domingo, 11 de Outubro de 2020, 15h05
  • Última atualização em Segunda, 12 de Outubro de 2020, 11h32
  • Acessos: 179

Nesta terça-feira (13/10), o ocorrerá lançamento virtual de livro sobre o DES (sigla, em inglês, para Levantamento sobre Energia Escura), colaboração internacional – com participação do Brasil – que estuda o misterioso fenômeno responsável pelo conteúdo de aproximadamente 70% do universo. Haverá palestras de grandes nomes da cosmologia e astrofísica – entre eles, do britânico e astrônomo real Martin Rees.

O evento começa às 11h (horário de Brasília), e a participação ocorre por meio do aplicativo Zoom.

O registro para participação deve ser feito em: http://bit.ly/TheDarkEnergySurvey

 

Saga científica

Os quatro editores do livro – Ofer Lahav e Lucy Calder, ambos da University College London, Julian Mayers, da Universidade de Sussex (Reino Unido), e Josh Frieman, do Fermilab (EUA) – farão breve apresentação em que discutirão resultados e progressos do projeto. E o convidado especial será Lord Martin Rees, o astrônomo real do reino unido.

The Dark Energy Survey – the story of a cosmological experiment conta um pouco da ciência presente na colaboração e da saga de construir um experimento da envergadura científica e tecnológica do DES – hoje, um dos grandes projetos de imageamento óptico na cosmologia observacional.

Um dos capítulos – cujo tema são lentes gravitacionais – tem como coautor Martín Makler, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), e um dos responsáveis pela entrada do Brasil na colaboração, ainda em 2008. Partes da obra são de livre acesso no portal da editora.

De natureza ainda misteriosa, a energia escura – segundo o modelo mais aceito atualmente – responderia pela maior parte (70%) do conteúdo do universo. O restante (em percentuais aproximados) da constituição do universo seria a seguinte: 25% matéria (igualmente misteriosa) e 5% de matéria ordinária (ou bariônica) – esta última inclui de galáxias, estrelas e planetas a animais, plantas, minerais e micro-organismos.

 

SERVIÇO

Livro: The Dark Energy Survey – the story of a cosmological experiment

Editores: Ofer Lahav, Lucy Calder, Julian Mayers e Josh Frieman,

Editora: World Scientific

Ano: 2020

Páginas: 444

Preço: US$ 128 (capa dura) e US$ 46 (versão eletrônica)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página