Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Com o apoio do CBPF, pré-vestibular comunitário chega a 24 anos de atuação

  • Publicado: Quarta, 03 de Janeiro de 2018, 19h26
  • Última atualização em Quarta, 03 de Janeiro de 2018, 19h26
  • Acessos: 859

 

O Pré-Vestibular Comunitário (PVNC), em Petrópolis (RJ), completa, em agosto próximo, 24 anos de atuação na preparação para o vestibular de jovens de baixa renda. O projeto conta com a participação ativa de membros do grupo de pesquisa ‘Física e Humanidades’, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).

Sem fins lucrativos, fundado em agosto de 1994, o PVNC Petrópolis prepara jovens carentes para o ENEM [Exame Nacional de Ensino Médio]. Mas, segundo os organizadores, a maior missão do projeto não é só oferecer a esses estudantes conteúdo, mas dar a eles “base para uma cidadania plena, por meio de uma percepção crítica do mundo, de modo a integrá-los à sociedade do conhecimento de forma consciente”, explicou o pesquisador titular do CBPF José Abdalla Helayël-Neto, um dos fundadores do PVNC.

O corpo docente do pré-vestibular é formado por pesquisadores, professores universitários, doutorandos, mestrandos e profissionais altamente qualificados. “Todos eles sintonizados com a missão e visão do projeto”, diz Helayël-Neto.

Por sua vez, os alunos também abraçaram a causa: criaram novas atividades no PVNC, como cineclube, fóruns de debate, grupos de trabalho social voluntário em comunidades. “Eles assumiram a organização e a coordenação do curso, o que se mantém até o presente”, diz o físico teórico. “O PVNC é mais do que um curso preparatório. É um projeto acadêmico de pesquisa e de extensão”, diz. “Nele, professores e estudantes protagonizam, de forma integrada, experiências educacionais”.

Ao longo dessas mais de duas décadas de atuação, centenas de alunos do PVNC Petrópolis já se formaram no nível superior. “Dezenas deles já terminaram até o mestrado e o doutorado”, revela Helayël-Neto, não sem uma ponta de orgulho.

As inscrições para o PVNC são feitas anualmente a partir de novembro de cada ano e incluem um valor simbólico que gira em torno de R$ 5 e inclui 1 kg de alimento não perecível. O calendário para matrículas é publicado sempre em outubro.

 

Mais informações:

PVNC Petrópolis: www.pvnc.com.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página