Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Descrição

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 12h33 | Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2019, 09h47 | Acessos: 744

A Rede de Área Local do CBPF (LAN) é formada por cabos metálicos, fibras óticas, comutadores e computadores utilizados para conectar os diversos equipamentos do CBPF com a finalidade de troca de informações e acesso à Internet. A infraestrutura de comunicação de dados do CBPF está baseada na segmentação das redes por meios da implantação completa de comutadores de rede de alta velocidade (1Gbps) e de última geração. A conexão do CBPF à Internet é feita por meio da Rede Rio de Computadores (FAPERJ) à 10 Gbps.

 

Ao CBPF compete a gestão do domínio: “cbpf.br”, que é referente aos números IPs (Classe B): 
152.84.X.X. A gerência da rede local do CBPF é de responsabilidade da COTEC. Todos os dispositivos conectados à rede cabeada do CBPF tem números IPs fixos e válidos, o que aumenta a segurança da instituição e a rastreabilidade das informações.

 

Veja abaixo como configurar o seu ambiente de computação:

 

Novos Usuários no CBPF e/ou Visitantes: 
Se você está fisicamente no CBPF e deseja acessar a rede cabeada veja o procedimento aqui.

 

Colaboradores externos:
Se você é um colaborador do CBPF e precisa trabalhar com o ambiente de computação do CBPF mas nunca vai estar fisicamente no CBPF, você precisa ter uma conta de usuário no Sistema Integrado de Autenticação (SIA) da COTEC com privilégios de VPN. (veja aqui).

 

Qualquer sugestão, reclamação ou comentário, por favor encaminhe para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

Fim do conteúdo da página