Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Admissão

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 01h14 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 17h45 | Acessos: 9008

Admissão no Programa de Pós-Graduação Acadêmica do CBPF

 

O programa de Pós-Graduação em Física do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas torna público o regulamento dos processos seletivos para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Física.

 

A admissão no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Física é feita através de aprovação em Processo Seletivo, realizado semestralmente, em datas definidas em edital específico, a ser divulgado no site do Programa e nos meios de comunicações da comunidade acadêmica, todo semestre.

 

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas, com pesos definidos pelas Normas do programa de Pós-Graduação do CBPF:

 

    1)  Prova do Exame Unificado em Física - EUF (https://www.ufrgs.br/euf/)

    2) Avaliação Presencial ou Remota sobre a capacidade técnica dos(as) candidatos(as), suas trajetórias acadêmicas, e seus rendimentos obtidos no exame Unificado – EUF.

 

O(A) candidato(a) deverá inscrever-se inicialmente no Exame Unificado em Física - EUF (https://www.ufrgs.br/euf/) para realizar o exame.

 

Uma vez finalizado o EUF, e já de posse do resultado da prova, o(a) candidato(a) deverá cadastrar‑se na plataforma do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física do Rio de Janeiro - UNIPOSRIO, https://uniposrio-fisica.cbpf.br/, nos prazos indicados na plataforma, e que são definidos a cada semestre.

 

O(A) candidato(a) deverá aguardar a definição das notas de corte, baseada no rendimento dos candidatos(as) inscritos(as) e realizar o agendamento na avaliação presencial para o CBPF, caso tenha obtido nota igual ou superior à nota de corte definida.

 

Não há predefinição de número de vagas para cada uma das áreas de pesquisa, e tampouco para o total de classificados nos processos de seleção. O Programa conta com bolsas CAPES e CNPq, a serem distribuídas respeitando a ordem de classificação e as normas de elegibilidade das agências de fomento. Bolsas de outras fontes poderão também estar disponíveis.

 

Estão dispensados da realização da prova escrita os(as) candidatos(as) que desejarem utilizar o resultado de alguma edição anterior do EUF, do antigo UNIPOSRIO, ou, da avaliação GRE-Física (GRE Physics Test) realizados nos últimos 3 anos. Esses candidatos(as) deverão informar à Secretaria de Pós-Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até a data da avaliação presencial, que desejam fazer uso de tal prerrogativa. A nota de edições passadas do UNIPOSRIO será normalizada de acordo com a seguinte método:

 

NR = (SR/SA) * (NA – MNA) + MNR

 

Onde NR é a nota recalculada, NA é a nota obtida anteriormente pelo(a) candidato(a), MNA é a média do exame anterior do(a) candidato(a) , SA é o desvio padrão da exame anteriormente realizado pelo(a) candidato(a), MNR é a média do exame em curso e SR é o desvio padrão do exame em curso.

 

Também poderão solicitar dispensa de realização de prova escrita os(as) portadores(as) do título de mestre pelo CBPF que tenham obtido nota B em apenas uma disciplina cursada no mestrado, sendo o restante composto por notas A, e que defendam a dissertação dentro do prazo estipulado ao mestrado (24 meses). Neste caso, a solicitação de dispensa deve ser encaminhada à Secretaria de Pós-Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Os pedidos de dispensa serão analisados pela Comissão de Seleção que tomará como base os Históricos Escolares, os Currículos dos candidatos e as cartas de recomendação do(s) orientador(es) de mestrado. Nos casos de solicitação de dispensa, recomenda-se que a carta de recomendação do orientador de mestrado contenha informações detalhadas sobre o desempenho acadêmico do candidato.

 

Para fins de aceitação no Programa e de classificação para concessão de bolsas de estudo, a Comissão de Seleção levará em conta a análise dos seguintes itens, com pesos a serem definidos pela comissão:

  1. Resultado no EUF;
  2. Histórico Escolar;
  3. Análise do Currículo e Cartas de Recomendação
  4. Avaliação Presencial;

    Não serão aceitos candidatos que tenham sido previamente jubilados, inclusive em outros programas de pós-graduação.

 

Os (As) candidatos(as) aprovados no processo de seleção terão direito à matrícula no programa de pós-graduação do CBPF no semestre de realização do exame, conforme o calendário acadêmico divulgado na página eletrônica do CBPF. A matrícula será aceita na secretaria da COEDU, devendo ser apresentados os seguintes documentos:

  1. Histórico Escolar da Graduação, e, se for o caso, Histórico da Pós-graduação;
  2. Comprovante de conclusão da Graduação em Física ou em áreas afins, e, se for o caso, comprovante de conclusão do curso de Mestrado em Física ou em áreas afins;
  3. Curriculum Vitae;
  4. Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;

 

Obs: Casos omissos serão avaliados pelo CS-COEDU.

 
João Paulo Sinnecker
Coordenador de Formação Científica – COEDU
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

 

#######################################################################################

 

Endereço para contato: 
Pós-Graduação em Física do CBPF 
Coordenação de Formação Científica - CFC 
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF/MCTI 
Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, CEP 22290-180 
Rio de Janeiro, RJ, Brasil 
Tel.: +55 (21) 2141-7163 / 2141-7203
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página