Admissão
Admissão no Programa de Pós-Graduação Acadêmica do CBPF
O programa de Pós-Graduação em Física do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas torna público o regulamento dos processos seletivos para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Física.
A admissão no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Física é feita através de aprovação em Processo Seletivo, realizado semestralmente, em datas definidas em edital específico, a ser divulgado no site do Programa e nos meios de comunicações da comunidade acadêmica, todo semestre.
O Processo Seletivo será realizado em duas etapas, com pesos definidos pelas Normas do programa de Pós-Graduação do CBPF:
1) Prova do Exame Unificado em Física - EUF (https://www.ufrgs.br/euf/)
2) Avaliação Presencial ou Remota sobre a capacidade técnica dos(as) candidatos(as), suas trajetórias acadêmicas, e seus rendimentos obtidos no exame Unificado – EUF.
O(A) candidato(a) deverá inscrever-se inicialmente no Exame Unificado em Física - EUF (https://www.ufrgs.br/euf/) para realizar o exame.
Uma vez finalizado o EUF, e já de posse do resultado da prova, o(a) candidato(a) deverá cadastrar‑se na plataforma do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física do Rio de Janeiro - UNIPOSRIO, https://uniposrio-fisica.cbpf.br/, nos prazos indicados na plataforma, e que são definidos a cada semestre.
O(A) candidato(a) deverá aguardar a definição das notas de corte, baseada no rendimento dos candidatos(as) inscritos(as) e realizar o agendamento na avaliação presencial para o CBPF, caso tenha obtido nota igual ou superior à nota de corte definida.
Não há predefinição de número de vagas para cada uma das áreas de pesquisa, e tampouco para o total de classificados nos processos de seleção. O Programa conta com bolsas CAPES e CNPq, a serem distribuídas respeitando a ordem de classificação e as normas de elegibilidade das agências de fomento. Bolsas de outras fontes poderão também estar disponíveis.
Estão dispensados da realização da prova escrita os(as) candidatos(as) que desejarem utilizar o resultado de alguma edição anterior do EUF, do antigo UNIPOSRIO, ou, da avaliação GRE-Física (GRE Physics Test) realizados nos últimos 3 anos. Esses candidatos(as) deverão informar à Secretaria de Pós-Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até a data da avaliação presencial, que desejam fazer uso de tal prerrogativa. A nota de edições passadas do UNIPOSRIO será normalizada de acordo com a seguinte método:
NR = (SR/SA) * (NA – MNA) + MNR
Onde NR é a nota recalculada, NA é a nota obtida anteriormente pelo(a) candidato(a), MNA é a média do exame anterior do(a) candidato(a) , SA é o desvio padrão da exame anteriormente realizado pelo(a) candidato(a), MNR é a média do exame em curso e SR é o desvio padrão do exame em curso.
Também poderão solicitar dispensa de realização de prova escrita os(as) portadores(as) do título de mestre pelo CBPF que tenham obtido nota B em apenas uma disciplina cursada no mestrado, sendo o restante composto por notas A, e que defendam a dissertação dentro do prazo estipulado ao mestrado (24 meses). Neste caso, a solicitação de dispensa deve ser encaminhada à Secretaria de Pós-Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Os pedidos de dispensa serão analisados pela Comissão de Seleção que tomará como base os Históricos Escolares, os Currículos dos candidatos e as cartas de recomendação do(s) orientador(es) de mestrado. Nos casos de solicitação de dispensa, recomenda-se que a carta de recomendação do orientador de mestrado contenha informações detalhadas sobre o desempenho acadêmico do candidato.
Para fins de aceitação no Programa e de classificação para concessão de bolsas de estudo, a Comissão de Seleção levará em conta a análise dos seguintes itens, com pesos a serem definidos pela comissão:
- Resultado no EUF;
- Histórico Escolar;
- Análise do Currículo e Cartas de Recomendação
- Avaliação Presencial;
Não serão aceitos candidatos que tenham sido previamente jubilados, inclusive em outros programas de pós-graduação.
Os (As) candidatos(as) aprovados no processo de seleção terão direito à matrícula no programa de pós-graduação do CBPF no semestre de realização do exame, conforme o calendário acadêmico divulgado na página eletrônica do CBPF. A matrícula será aceita na secretaria da COEDU, devendo ser apresentados os seguintes documentos:
- Histórico Escolar da Graduação, e, se for o caso, Histórico da Pós-graduação;
- Comprovante de conclusão da Graduação em Física ou em áreas afins, e, se for o caso, comprovante de conclusão do curso de Mestrado em Física ou em áreas afins;
- Curriculum Vitae;
- Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
Obs: Casos omissos serão avaliados pelo CS-COEDU.
João Paulo Sinnecker
Coordenador de Formação Científica – COEDU
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
#######################################################################################
Endereço para contato:
Pós-Graduação em Física do CBPF
Coordenação de Formação Científica - CFC
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF/MCTI
Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, CEP 22290-180
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Tel.: +55 (21) 2141-7163 / 2141-7203
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais