Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Infraestrutura Associada

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 11h21 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 14h27 | Acessos: 1111

Marcenaria


O Setor de Marcenaria é uma infraestrutura associada ao LITMec que tem por objetivo a fabricação de peças e/ou componentes, moveis e sistemas em madeira, para uso nos Laboratórios e por Grupos de Pesquisa do CBPF.

Ele executa a fabricação dos componentes em madeira, a partir de projetos. Colabora na confecção dos desenhos e projetos dos componentes que serão construídos, sugere melhorias e realiza a manutenção dos mesmos.1 Obs: Retirado do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos com modificações.

Na figura 1 abaixo, mostramos a origem das principais matérias-primas utilizadas pelo Setor de Marcenaria para a realização dos seus trabalhos. Além da madeira, são utilizadas máquinas apropriadas tais como: esquadrejadeiras, furadeiras, serras de fita e de disco, lixadeiras, tupias e etc. São usados ainda vários tipos de ferragens e outras técnicas para a união dos componentes, e várias ferramentas manuais.


Respigadeira

Esquadrejadeira 1

Esquadrejadeira 2

Tupia

 

1 - O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos foi desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação e está disponível em http://catalogonct.mec.gov.br. O trecho citado foi acessado em 26/08/2010, no sítio http://catalogonct.mec.gov.br/et_producao_industrial/t_moveis.php.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página