Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

LABNANO / CBPF

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 10h36 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 17h07 | Acessos: 3069

Laboratório Multiusuário de Nanociência e Nanotecnologia


O Laboratório Multiusuário de Nanociência e Nanotecnologia (LABNANO) integra um conjunto de sistemas e serviços abertos à comunidade científica, tecnológica brasileira e visa dar suporte para o desenvolvimento nacional em ciência, tecnologia e inovação na nanoescala, com ênfase em nanofabricação.

O LABNANO é um dos Laboratórios Estratégicos do MCTI especializados em nanociência e nanotecnologia, no âmbito da Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia (EBNano). O Laboratório faz parte do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SISNANO).

 

Infraestrutura disponível no LABNANO

Baseado em um Microscópio Eletrônico de Varredura com fonte de elétrons por emissão de campo com resolução de imagem de 2 nm.

Este equipamento permite a transposição de projetos com resolução superior a 20 nm, desvio entre regiões de exposição vizinhas superior a 40 nm e precisão de superposição superior a 40 nm e conta com porta amostras com rotação e inclinação com alta precisão de posicionamento e sistema de deposição de metais por decomposição de gases organometálicos. Este sistema contará ainda com sistema de feixe fixo, sistema para limpeza por plasma dentro da câmara e nanomanipuladores. Leia mais...

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página