Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 10h41 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 11h27 | Acessos: 565

O Laboratório é uma infra-estrutura destinada à pesquisa, desenvolvimento e construção de detetores para a Física de Altas Energias e de Astropartículas. Assim sendo, desenvolvemos instrumentação cientifica avançada voltada para a pesquisa em física de partículas em geral, seja no âmbito de aceleradores e laboratórios terrestres como para detecção de raios-cósmicos.

Todos os experimentos aos quais estamos ligados estão inseridos em pesquisas na fronteira do conhecimento científico, desde a observação de raios-gama astrofísicos (CTA) e raios-cósmicos de altas energias (Auger), até a física de neutrinos, passando pela detecção de muons e outras partículas resultantes de colisões hadrônicas no LHC do CERN (CMS e LHCb).

O laboratório portanto extrapola as fronteiras do próprio CBPF para servir diversos grupos dentro e fora do Estado do Rio de Janeiro, perseguindo o seu objetivo fundamental de dar continuidade ao desenvolvimento de instrumentação científica avançada, em cooperação com grupos de todo o Brasil e do exterior.

O Laboratório Multiusuário para Detectores de Física de Altas Energias e Astropartículas está ligado a Coordenação de Física Experimental e Altas Energias (LAFEX) e colabora diretamente com a Coordenação de Físca Aplicada (APL).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página