Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação do Programa - PIBIC

Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 18h17 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 09h32 | Acessos: 127

A Iniciação Científica tem como objetivo oferecer ao aluno de graduação um primeiro contato com a atividade científica e com a prática da pesquisa científica. Alunos do programa de IC desenvolvem projetos de pesquisa ou tecnologia sob a supervisão de um pesquisador do CBPF. Durante a iniciação o aluno é integrado em um grupo de pesquisa, tomando conhecimento dos processos e da metodologia da investigação científica, além de conviver com pesquisadores e alunos de pós-graduação. A realização do projeto de iniciação ajuda o aluno de graduação na sua formação profissional. Nesse programa, os alunos participam de cursos, palestras e encontros, onde é possível que apresentem trabalhos, estimulando um maior amadurecimento ao término dos seus cursos de graduação e preparando-os para a pós-graduação ou para futuras atividades profissionais.

 

 

O Programa de Iniciação Científica do CBPF é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante os projetos de iniciação, os alunos são orientados e supervisionados por pesquisadores e tecnólogos do CBPF, recebendo um auxílio CNPq, em forma de bolsa de estudos, destinado a auxiliar suas despesas básicas de locomoção e alimentação. Os alunos inseridos no programa têm acesso à biblioteca – podendo tomar livros emprestados e consultar revistas científicas – e às instalações do CBPF. Podem ainda realizar experimentos em laboratórios, aprendendo e utilizando técnicas experimentais ou métodos teóricos nos seus estudos. Todas as áreas de pesquisa e desenvolvimento do CBPF são contempladas no Programa de IC. Uma vez por ano os alunos de IC devem apresentar os trabalhos realizados dentro dos seus respectivos projetos de iniciação na Jornada de Iniciação Científica, quando são avaliados por um comitê formado por pesquisadores do CBPF e de outras instituições. Os alunos são avaliados e os melhores trabalhos são premiados.

 

 

A esse programa podem candidatar-se alunos de graduação de cursos de Física e áreas afins. É muito comum que estudantes de IC no CBPF, após terminarem suas graduações, prossigam na sua formação ingressando nos Programas de Mestrado e Doutorado em Física do CBPF, ou no Programa de Mestrado Profissional em Instrumentação Científica, voltado para a formação de profissionais para o setor de Tecnologia. Se você é estudante de Física, Química, Biologia, Matemática, Engenharias, ou áreas afins, venha fazer Iniciação Científica no CBPF. As inscrições são abertas duas vezes por ano, a cada início de período letivo,sob a forma de editais. Aqui você vai viver num ambiente amigável e cientificamente estimulante, onde as fronteiras da Física são exploradas em múltiplas frentes de pesquisa.

Fim do conteúdo da página