Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Tem menina no circuito

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 16h00 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 15h41 | Acessos: 126

Elis Sinnecker

Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Dia: 19/11 (terça-feira)

Horário: 16h

Local: auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Será servido um café antes do Colóquio.

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

Transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no YouTube (www.youtube.com/CBPFvideos), onde os eventos anteriores estão arquivados.

 

 

Resumo:

Será apresentado o projeto 'Tem menina no circuito', que tem por objetivo incentivar meninas a gostar de ciências exatas e tecnologia.

O projeto realiza atividades como oficinas de eletrônica têxtil e em papel para alunas do ensino médio. Durante as oficinas, as adolescentes constroem desde circuitos elétricos simples até sistemas mais complexos, como conjuntos de LEDs e motores que respondam a estímulos sonoros. Os circuitos podem ser costurados em roupas e a ideia é que elas possam levar para casa o resultado do trabalho. Ao escolhermos e-têxteis, buscamos engajar principalmente as meninas, já que comprovadamente elas se envolvem mais nessas atividades, se comparadas a eletrônica convencional. Além disso, o tipo de trabalho realizado nas oficinas pode ser facilmente relacionado ao conteúdo de Física do ensino médio, na parte de eletricidade e magnetismo. 

Informações sobre o projeto https://temmeninanocircuito.wordpress.com

 

BREVE CV: 

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando nos seguintes temas: propriedades magnéticas de metais e ligas, propriedades magnéticas e de transporte de nanoestruturas magnéticas e, recentemente, em semicondutores magnéticos diluídos. 

Mais informações sobre o palestrante:

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0453819762712407

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página