Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Poéticas da matemática e do cosmos em Leonardo

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 16h00 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 15h41 | Acessos: 164

Marco Lucchesi

Academia Brasileira de Letras

 

Dia: 05/11 (terça-feira)

Horário: 16h

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Será servido um café antes do Colóquio.

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

Transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no YouTube (www.youtube.com/CBPFvideos), onde os eventos anteriores estão arquivados.

 

 

Resumo:

A construção inquieta da interdisciplinaridade. A presença de Leonardo nas artes mecânicas e a sua formação distinta dos letrados do trivium e quadrivium. Mathesis poética. Leonardo: futuro do pretérito.

 

BREVE CV: 

Professor Titular de Literatura Comparada (Ciência da Literatura / UFRJ), professor convidado da FioCruz e membro da Academia Brasileira de Letras. Graduado em História pela UFF, mestrado e doutorado em Letras (Ciência da Literatura - UFRJ) e pós-doutorado na Universidade de Köln (Alemanha). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e atuação principalmente nos seguintes temas: poesia, filosofia, língua e literatura, literatura italiana e discurso literário. Membro do Conselho Nacional para Políticas Culturais (2015-2016). Professor visitante em universidades da Europa e América Latina. Editor da Revista Brasileira (ABL), foi redator-chefe da revista Tempo Brasileiro, editor de obras raras da Biblioteca Nacional e da revista Poesia Sempre. Colunista do jornal O Globo. Recebeu diversos prêmios, dentre os quais o Jabuti, o Marin Sorescu da Romênia, de Cavaliere da República Italiana e o Alceu Amoroso Lima pela obra poética. Doutor Honoris Causa da Universidade de Timisoara, pertence à 'Accademia Lucchese di Scienze, Arti e Lettere' e é sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Atualmente é Presidente da Academia Brasileira de Letras.

Mais informações sobre o palestrante:

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5798338889765165

registrado em:
Fim do conteúdo da página