Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Antártica: segredos da grande massa de gelo

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 16h00 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 14h07 | Acessos: 198

Heitor Evangelista

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Dia: 27/08 (terça-feira)

Horário: 16h

Será servido um café antes do Colóquio.

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

Transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no YouTube youtube.com/CBPFvideos 

 

Resumo:

A Antártica é o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e maior frequência de tempestades do planeta. Este ambiente preserva organismos estremofilicos, o registro de supernovas e a história climática do Planeta. Hoje há um grande interesse no olhar científico sobre este continente em virtude das mudanças climáticas da era moderna, mas vai além disso. Esta palestra pontuará a evolução do manto de gelo da Antártica e a participação brasileira no interior do continente.  

 

BREVE CV: 

Tem formação e atuação multidisciplinar em geociências. É membro do Painel Brasileiro para Mudanças Climáticas e Comitê de Pesquisa Antártica (CONAPA), perito da AIEA (Agencia Internacional de Energia Atômica). Físico, mestre em geofísica espacial e Doutor em Biociências Nucleares. Trabalha há 32 anos no Programa Antártico Brasileiro, tendo participado de 25 missões antárticas. 

 

 

Mais informações sobre o palestrante:

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9179189728013478

registrado em:
Fim do conteúdo da página