Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A Caminho de Marte

Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 15h00 | Última atualização em Quarta, 16 de Maio de 2018, 18h03 | Acessos: 3615

COLÓQUIO EXTRAORDINÁRIO DO CBPF

A caminho de Marte

    

 

Ivair Gontijo

Jet Propulsion Laboratory, NASA

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Dia: 19 de março 2018 (segunda-feira).

Horário: 15h (excepcionalmente)

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Não servidores devem apresentar documento de identificação na portaria.

 

RESUMO

Exploração espacial é uma área cheia de incertezas, tão difícil quanto a escolha de uma profissão. Nesta palestra, o cientista brasileiro Ivair Gontijo fará um relato de sua trajetória do interior de Minas Gerais até o Jet Propulsion Lab (JPL), um dos mais sofisticados laboratórios da NASA.

Ele liderou a fabricação dos transmissores e receptores de micro-ondas para o radar que controlou a descida final em Marte do veículo ‘Curiosity’, que está, desde 2012, estudando o planeta vermelho. Muitas fotos e vídeos mostrarão detalhes fascinantes dos bastidores do projeto, do lançamento e da operação do mais complexo veículo robótico já enviado para outro mundo.

Serão abordados também os próximos passos na exploração do Sistema Solar. A missão ‘Mars2020’ está em fase de implementação e irá mandar para Marte um novo veículo para coletar amostras com possíveis traços de material orgânico, bem como procurar evidências de vida. Dessa forma, será possível pavimentar o caminho que permitirá Levar humanos àquele planeta.

 

Gontijo, do Jet Propulsion Lab, NASA

(Crédito: Divulgação)

 

BREVE CV

Ivair Gontijo nasceu em Moema, interior de Minas Gerais. Filho de uma família numerosa, viu uma televisão pela primeira vez em 1969, durante a transmissão da chegada do homem à Lua. Esse fato marcaria sua vida e serviria de inspiração ao longo de toda sua carreira.

Depois de se formar em um colégio agrícola, foi trabalhar na Fazenda Água Branca, a 100 km de uma cidade e sem luz elétrica. Viveu anos isolado ‒ como um astronauta no espaço.

Apesar do ceticismo dos colegas da fazenda, pediu demissão e se matriculou em um cursinho pré-vestibular. Queria estudar física na Universidade Federal de Minas Gerais. Passou, se formou e, logo, entrou para o mestrado em óptica, na mesma instituição.

A partir daí, construiu sua carreira acadêmica. Fez o doutorado em optoeletrônica no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow (Escócia) e dois pós-doutorados: um na Universidade Heriot-Watt, em Edimburgo (Escócia), e outro na Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).

Depois disso, fixou residência nos EUA e trabalhou com fibra óptica em uma empresa de tecnologia, fabricando lentes para cirurgias de catarata. Bateu várias vezes à porta da NASA, até conseguir uma vaga no Jet Propulsion Laboratory e trabalhar no radar do veículo ‘Curiosity’.

Está lançando, pela editora Sextante, do Rio de Janeiro (RJ), o livro A caminho de Marte – a incrível jornada de um cientista brasileiro até a NASA.

Atualmente, mora em Los Angeles com a esposa.

 

SERVIÇO:

Livro: A caminho de Marte – a incrível jornada de um cientista brasileiro até a NASA

Lançamento: 12 de março de 2018

Preço (papel): R$ 39,90

Páginas: 288

E-book: R$ 24,99

 

 

-- 
Faça de portal.cbpf.br sua página inicial. E fique bem informado!

registrado em:
Fim do conteúdo da página