Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretor do CBPF vai representar UPs em audiência na Câmara

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 15h18 | Última atualização em Sábado, 05 de Outubro de 2019, 14h24 | Acessos: 53

Ronald Cintra Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), vai representar as Unidades de Pesquisa (UPs) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em audiência pública da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. O tema em debate será a “necessidade urgente de recomposição dos quadros das Instituições das Carreiras de Ciência e Tecnologia e seus orçamentos”.

Estarão presentes à sessão o ministro da Economia, Paulo Guedes; o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Pontes; Ivanil Barbosa, secretário executivo do Fórum Nacional das Entidades Representativas das Carreiras de Ciência e Tecnologia; e Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A audiência, requerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), estava inicialmente marcada para esta semana, no plenário 2, anexo II, da Câmara dos Deputados, em Brasília, mas foi adiada e ainda não tem nova data.

 

Desmonte: 5 anos

Entre as justificativas para o requerimento, o senador destacou que “as carreiras de C&T perderam 75% dos quadros nas últimas três décadas, por vários motivos, principalmente evasão por baixos salários. Atualmente, os institutos públicos de pesquisam continuam perdendo de 10 a 12% do efetivo por ano, para aposentadorias. A previsão para algumas instituições das Carreiras é o completo desmonte no prazo de 5 anos.”

Em outro trecho da justificativa, lê-se que, “[p]ara evitar o retrocesso de décadas de desenvolvimento da ciência e tecnologia, é essencial criar uma política para reposição dos quadros dos institutos públicos de pesquisa e fomento tecnológico e para definição de seus orçamentos”.

 

Cassia Ramos

Núcleo de Comunicação Social

CBPF

 

Mais informações:

Senado: https://www12.senado.leg.br/hpsenado

Requerimento: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2218280

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página