Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atividades Formativas de Verão começam amanhã, com neutrinos e luz laser

Publicado: Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 15h58 | Última atualização em Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 16h05 | Acessos: 75

Começa amanhã (14/01), no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), a XVII edição das ‘Atividades Formativas de Verão’, evento que se estende até 31 deste mês. A edição deste ano comemora os 90 anos da proposição do neutrino e as seis décadas da descoberta da luz laser. Na programação, estão minicursos, além de seminários e debates.

"Este ano, celebraremos os 90 anos da carta d[o físico austríaco] Wolfgang Pauli [1900-1958], de 4 de dezembro de 1930, onde é proposta a existência dos neutrinos”, conta Helayël-Neto, pesquisador titular do CBPF e organizador do evento.

Neutrinos são considerados as partículas mais fugidias da natureza, por sua baixíssima capacidade de interagir com a matéria. A cada segundo, trilhões deles atravessam nossos corpos, sem que isso tenha qualquer consequência para nós.

Este ano, foram 172 inscritos, tanto para as aulas presenciais quanto para o curso a distância. Como nos anos anteriores, são estudantes de diferentes estados brasileiros e também da América Latina.

Paralelamente ao evento, ocorre o ‘IV Verão Professor Global’ (http://www.professorglobal.com.br/).

 

Programação e inscrição

Serão ao todo oito minicursos, como mostra a tabela abaixo. Os seminários acontecem às sextas-feiras, sempre a partir das 18h.

Seminários e debates já confirmados: 17/01, ‘Os neutrinos e seus desafios à teoria quântica de campos’, por José Helayël (CBPF); 24/01, ‘GalileoMobile: inspirando jovens sob o mesmo céu’, por Diego Torres Machado (CBPF); 31/01, celebração pelos 150 anos da Tabela Periódica e uma discussão sobre a questão da elementaridade em física de partículas.

Para os Seminários e Debates, não há necessidade de inscrição.

 

 

SERVIÇO

Evento: XVII Atividades Formativas de Verão

Data: 14 a 31 de janeiro

Local: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Inscrições: encerradas

Página: https://portal.cbpf.br/pt-br/paginas-internas/pagina-de-eventos/xvii-atividades-formativas-de-verao-iv-verao-professor-global

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página