CBPF participa de evento de divulgação científica em São Cristóvão, no Rio

Postado em: 02/06/2017

 Os experimentos de mecânica, óptica, eletromagnetismo e relatividade geral do Laboratório de Divulgação (LabDiv) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), fizeram sucesso junto ao público da nona edição do evento ‘Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão’.

As atividades de popularização da ciência aconteceram nos dias 20 e 21 de maio, no campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e do Observatório Nacional (ON), por onde passaram mais de 1,3 mil pessoas.

A participação do CBPF foi coordenada por Martín Makler. “Nosso estande recebeu diversos elogios do público, impressionados com a quantidade de experimentos e, principalmente, com a possibilidade de interagir com eles”, conta o pesquisador titular do CBPF.

 

Diversidade de experimentos do Laboratório de Divulgação do CBPF cativou o público

(Crédito: Denise Coutinho de Alcântara Costa/CBPF)

 

As demonstrações, divertidas e interativas, atraíram especialmente o público infanto-juvenil, que teve contato com conceitos como movimento angular e pôde visualizar como a curvatura do espaço-tempo altera o movimento dos planetas.

 

‘Cama elástica’, experimento que demonstra aspectos da teoria da relatividade geral

(Crédito: Denise Coutinho de Alcântara Costa/CBPF)

 

Novas atividades

Makler também destaca o empenho da equipe: “As atividades só foram possíveis graças à participação voluntária de servidores, bolsistas e colaboradores, que atuaram como monitores, bem como ao apoio institucional do CBPF, que proporcionou o transporte dos equipamentos e da equipe”, destaca o físico. 

 

Monitores voluntários do CBPF guiaram as crianças nas atividades do LabDiv

(Crédito: Denise Coutinho de Alcântara Costa/CBPF)

 

O calendário de ações do CBPF voltadas para o público em geral já tem outras duas datas importantes marcadas: em julho próximo, a instituição montará seu estande na ‘Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (ExpoT&C)’, da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que, este ano, acontece em Belo Horizonte (MG). Em outubro, os experimentos de física serão apresentados na ‘Semana Nacional de Ciência de Tecnologia’ (SNCT).

 

Os voluntários

Participaram das ações em São Cristóvão: os doutorandos Alexis Davi Saldivar, Ana Bárbara Rodrigues Cavalcante, Arthur Constantino Scardua, Fábio Lucio Alves, Grecia Alejandra Gómez Iriarte, Maria Elidaiana da Silva Pereia e Róbinson José Acosta Diaz; os mestrandos Maria Daniela Leite de Souza e Pablo Ramon Batista Oliveira; os bolsistas Programa de Capacitação Institucional André Luiz Menezes Pereira, Josie Pereira da Silva, Krystal Brant Oliveira e Luiz Eduardo Bastos Mendes; o bolsista de iniciação científica Bruno Rangel da Silva; o colaborador Jonatas Klippel Nimer; o pós-doutorando Leonardo José Lessa Cirto e a servidora Bárbara de Aguiar Costa Cardoso. A servidora Denise Coutinho de Alcântara Costa coordenou a equipe.

O ‘Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão’ é uma iniciativa da Câmara Comunitária do Bairro de São Cristóvão, e sua nona edição fez parte da 15ª Semana de Museus. Além do CBPF, outras entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participaram do evento. Entre elas, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

 

Mais informações:

Página do evento: www.facebook.com/turismocultural

 

 


****************************************************
Núcleo de Comunicação Social - NCS/CBPF
E-mail: ncs_cbpf@cbpf.br