Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Esta semana, CBPF reúne comunidade de informação quântica do Rio de Janeiro

  • Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 18h17
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 18h38
  • Acessos: 315

Esta semana, nos dias 30 de novembro (quinta) e 1 de dezembro (sexta-feira), acontece o ‘II Quantum Rio Workshop’, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).

O evento reúne a comunidade carioca ligada à informação quântica, área de pesquisa que se debruça sobre temas ligados, por exemplo, ao desenvolvimento de computadores ultravelozes e à troca de mensagens invioláveis, bem como ao entendimento dos fundamentos da própria mecânica quântica, teoria que lida com os fenômenos nas dimensões atômicas e subatômicas.

"O Rio de Janeiro é o hub brasileiro – e, talvez, latino-americano – da informação quântica. Aqui, temos grupos excelentes, na Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Laboratório Nacional de Computação Científica e aqui no CBPF”, disse o físico teórico Fernando Melo, pesquisador do CBPF e um dos organizadores do encontro.

“O objetivo desse workshop é, então, reunir toda essa comunidade, com suas diferentes especialidades, e fomentar a interação e o debate. Em suma, queremos otimizar o uso desses recursos humanos de altíssima qualidade que encontramos no Rio", acrescenta Melo. Também organizam o evento Ernesto Galvão, da UFF, e Ruynet Matos Filho, da UFRJ.

 

Presenças e taxa simbólica

A oficina deste ano terá contará com a presença do físico Thiago Guerreiro, que acabou de retornar de uma temporada com o grupo de Nicolas Gisin, na Universidade de Genebra (Suíça), para assumir uma posição na PUC-Rio, bem como do pesquisador austro-alemão Rainer Blatt, da Universidade de Innsbruck (Áustria), que mantém colaboração frequente com colegas no Brasil.

E já que, no país, os tempos estão ‘bicudos’ para as coisas da ciência e tecnologia, os professores que participarem da oficina deverão contribuir com uma taxa simbólica para subsidiar os comes e bebes dos intervalos para o café.

Aqueles que quiserem participar do evento devem contatar, por meio de correio eletrônico, um dos organizadores (ver https://quantumrio.wordpress.com/about/), para que o nome seja incluído em uma lista na recepção do CBPF.

Ao todo, serão 12 palestras, as quais se estenderão das 10h da manhã às 18h, com dois intervalos para o café (10h50-11h20 e 15h50-16h20), nos quais haverá a apresentação de pôsteres. O local é o auditório do 6º andar do CBPF.

 

SERVIÇO

‘II Quantum Rio Workshop’

Data: 30 de novembro e 01 de dezembro

Horário: das 10h às 18h

Local: auditório do 6º andar do Edifício César Lattes, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

 

Mais informações (em inglês):

https://quantumrio.wordpress.com/quantumrioworkshop2/

registrado em:
Fim do conteúdo da página