Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

"Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre o CBPF e ações no âmbito de sua competência".


1 - O que faz o CBPF?

O CBPF é um instituto de pesquisas com foco em física, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi criado há mais de sessenta anos e é responsável pela formação das principais lideranças de pesquisa em física no país e na América Latina. Possui uma forte infraestrutura experimental, com vários laboratórios operando em regime multiusuário ou aberto e mantém um quadro de pesquisadores, tecnologistas e técnicos gabaritados, atuantes nos diferentes campos da física experimental, teórica e aplicada. Conta, além disso, com um dos mais conceituados programas de pós-graduação em física do país, com grau máximo pela avaliação da CAPES. Além do Programa Acadêmico, é responsável também pelo primeiro Mestrado Profissional em Física do país, com ênfase em Instrumentação Científica e voltado para o setor tecnológico. O material completo de apresentação do CBPF está disponível em PDF no link:

 

2 - Como posso fazer minha pós-graduação no CBPF?

O Programa de Pós-graduação Acadêmica do CBPF seleciona candidatos ao mestrado ou doutorado acadêmico por meio de um processo seletivo integrado com os principais cursos de pós-graduação em física do Rio de Janeiro. O UNIPOSRIO Física coordena a preparação, aplicação e verificação do exame unificado, realizado duas vezes ao ano, para ingresso de estudantes nos Programas da UFRJ, UFF, PUC-Rio, UERJ e CBPF. Mais informações sobre o Exame Unificado podem ser obtidas aqui.

 

3 - O que é o Mestrado Profissional do CBPF e qual é a forma de acesso?

O Mestrado Profissional (MP) em Física do CBPF é o primeiro do país nesse campo e tem foco em Instrumentação Científica. O principal objetivo do curso é preparar profissionais para apoiar atividades desenvolvidas em grandes laboratórios e centros de pesquisa, projetando equipamentos inovadores ou modificações em infraestrutura já existente. Foi criado em 2000 para suprir a grande lacuna, que ainda persiste, de mão de obra qualificada nesse setor, e já tem resultados importantes, como o registro de algumas patentes e as mais de 20 dissertações em temas relacionados a desenvolvimento de sistemas e instrumentos de medição, automação e aperfeiçoamento de técnicas experimentais com foco em inovação. O processo de seleção de candidatos é realizado duas vezes por ano e aberto a estudantes das áreas de exatas. Mais informações sobre o Mestrado Profissional estão disponíveis aqui.

 

4 - O CBPF tem atividades dirigidas ao público em geral?

O CBPF tem atividades abertas ao público em geral e dirigidas a grupos específicos. O Programa de Vocação Científica e o Laboratório Didático do CBPF, mantêm atividades extracurriculares voltadas para estudantes do Ensino Médio. Para o público leigo, o Ciclo de Colóquios do CBPF organiza semanalmente encontros em que o convidado traz temas em diferentes áreas da ciência, ensino de ciências, política e cultura científica. A programação está disponível em www.cbpf.br/coloquios e o acesso é gratuito e franqueado ao público.

Fim do conteúdo da página