Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comissão de Ética

APRESENTAÇÃO

Fundado em 1949, o CBPF tem desempenhado função estratégica no desenvolvimento da Física no país. Desde o início, suas atividades vêm propiciando um ambiente de grande efervescência intelectual e científica, atraindo cientistas e despertando o interesse de novas gerações pela ciência. Diversas lideranças do CBPF tiveram um papel importante para a criação de instituições ligadas à pesquisa científica e a instituição contribuiu também para o estabelecimento de diversos grupos de pesquisa no país e no exterior.

Ao longo de sua história, o CBPF participou da construção democrática do país e reforça em seus congressos internos as bandeiras da democracia participativa. A defesa de grupos socialmente vulneráveis e a afirmação de posições éticas inclusivas têm amparado o cumprimento de sua missão institucional.

Não poderia haver posição diferente na área da produção científica e da gestão do trabalho. Desde 2015 o CBPF tem se preocupado com a questão da ética na pesquisa científica e mais recentemente a instituição instaurou a sua Comissão de Ética, dedicada à prevenção e enfrentamento do Assédio Moral e da Violência no Trabalho e a defesa da diversidade de gênero, orientação sexual, raça e religião. O compromisso é estabelecer ambientes de trabalho onde o diálogo prevaleça como um de seus principais valores institucionais.

O CBPF se posiciona intolerante a qualquer forma de violência no trabalho e reconhece que, por sua relevância, o assunto seja de conhecimento de todos, bem como as ações adotadas no âmbito institucional para enfrentá-la. Estamos apenas no início de uma jornada que irá agregar nossas expertises e boas práticas nessa caminhada.

A Ética no Poder Executivo Federal está regulamentada pelos Decretos: nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética profissional do Servidor Público Civil, e o de nº 6.029, de primeiro de fevereiro de 2007, que institui Sistema de Gestão de Ética do Poder Executivo Federal.

O CBPF conta também com uma Comissão de Ética dedicada exclusivamente as boas praticas na pesquisa. Veja aqui o Guia institucional de “Boas Praticas na Pesquisa Cientifica”.

___________________________________________________________________________________

DENÚNCIAS

As DENÚNCIAS poderão ser produzidas e enviadas, tanto anonimamente quanto abertamente utilizando-se o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este canal está aberto também para consultas, críticas, sugestões ou elogios. É possível e necessário conhecer em sua plenitude o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

___________________________________________________________________________________

 A Comissão de Ética do CBPF é composta pelos seguintes servidores:

Titulares:

  1. João Paulo Sinnecker (Presidente)
  2. Marcio Portes de Albuquerque
  3. Marita Maestrelli
  4. Magda Bittencourt Fontes
  5. Marcia Critina Ferreira Aguiar
  6. Um observador indicado pela Associação de Pós Graduação do CBPF, renovado anualmente.

___________________________________________________________________________________

Normas Gerais e Específicas

  1. Portaria 12 Comissão e Ética
  2. Cartaz
Fim do conteúdo da página