Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PCI-CBPF

Criado em 1997, o Programa de Capacitação Institucional (PCI) é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações voltado às   suas unidades de pesquisa e às organizações sociais vinculadas à pasta. Operacionalizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da Plataforma Carlos Chagas, o PCI concede bolsas que contemplam desde o nível técnico até o de pós-doutorado visando à agregação temporária de recursos humanos às instituições.O CBPF conta com o apoio do PCI desde sua criação e utiliza prioritariamente duas modalidades de bolsa do programa: PCI-D (longa duração) e BEV (curta duração).

As bolsas PCI-D, com duração mínima de seis e máxima de trinta e seis meses, têm contribuído para a capacitação de recursos humanos aprofundando o conhecimento em áreas de fronteira da pesquisa em física e afins,além de incrementar as atividades institucionais.

Com duração de até 90 (noventa) dias, as bolsas BEV – Especialista Visitante de Curta Duração – têm impulsionado de forma decisiva as colaborações científicas, permitindo também que especialistas de instituições de renome nacional e internacional ministrem minicursos e participem como palestrantes de eventos científicos promovidos pelo CBPF.

O Programa PCI no CBPF é gerido por uma Comissão formada por pesquisadores e tecnologistas, além do Coordenador do Programa. Esta Comissão delibera sobre as solictações e as encaminha para o julgamento final do MCTIC e do CNPq.  

 O Projeto Institucional tem vigência de dois anos e tem como príncipio norteador o Plano Diretor da Unidade.


 

 Projeto Institucional CBPF 2015-2017:

 

    



O PCI é regido pelas seguintes Resoluções Normativas:

RN-041/2013

  

RN-022/2015

  

 

 

Fim do conteúdo da página