Sistemas de Detecção

O Laboratório de Sistemas de Detecção dedica-se à pesquisa e ao desenvolvimento de detectores de partículas e respectivos sistemas de aquisição de dados e processamento de sinais.

É uma unidade do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, tendo sido consolidado graças ao apoio financeiro do programa PADCT/CNPq do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As atuais linhas de pesquisa do grupo podem ser resumidas em:

Os laboratórios do grupo estão preparados para a construção de detectores de partículas ionizantes (alfa, beta, x, gama, elétrons, pósitrons, nêutrons, etc.). As características dos detectores (geometria, resolução espacial, resolução em energia, taxa de contagem) podem ser definidas de acordo com a aplicação pretendida (Ex: difração de raios-x, física de altas energias, observação de raios cósmicos, espectroscopia de absorção, espalhamento a baixo ângulo, aplicações médicas e industriais).

Sistemas compostos por módulos de eletrônica analógica e digital para aquisição de dados, e imagens, também são projetados e produzidos no laboratório. Circuitos para conversão analógico-digital a taxas da ordem de 125 MHz e conversão tempo-digital com resolução de 82 pico segundos são algumas características destes sistemas.

Responsável pelo Grupo:

Prof. Herman Pessoa Lima Júnior