Intrumentação Científica

Automação, Controle e Processamento de Sinais 

O Laboratório de Instrumentação e Medidas (LIM) dedica-se ao desenvolvimento de dispositivos, sensores, processos e técnicas de medidas. Este esforço envolve o estudo do arranjo experimental e dos fenômenos físicos envolvidos, para a elaboração, projeto e implementação de protótipos, interfaces, circuitos eletrônicos, algoritmos, programas de controle e processamento de sinais.

Um dos principais objetivos é conciliar a infraestrutura, e a demanda qualificada, inerentes à pesquisa Fundamental e da Física Aplicada, com a formação de pessoal e a inovação. Procurando, sempre que possível, identificar e transferir novas soluções para aplicações multidisciplinares e tecnológicas, integrando as linhas de pesquisa do CBPF e de outras instituições.

Vários projetos são resultado de parcerias com instituições publicas e privadas, tais como: o Instituto Nacional de Tecnologia - INT, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM, EMBRAPA, INMETRO, UFRJ, USP, CenPRA, Cern (Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire - Genebra, Suíça ), INFN (Istituto Nazionale di Fisica Nucleare, Itália), Univ. de La Plata (Argentina), Univ. San Marcos (Lima) entre outras.

 

Dentre as atividades de pesquisa e desenvolvimento destacam-se:

Responsável pelo Grupo:

Prof. Geraldo Roberto Carvalho Cernicchiaro