Tema do próximo colóquio será a física de partículas elementares

O próximo colóquio será dia 13 de junho e terá como tema a área da física de partículas elementares. O palestrante é Arthur Marques Moraes, pesquisador adjunto do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), e colaborador do experimento CMS (Solenoide Compacto de Múons), um dos quatro grandes detectores do acelerador LHC (Grande Colisor de Hádrons), no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra (Suíça).

No mês de maio, já foram feito colóquios sobre educação, crescimento e justiça social; partículas elementares e o experimento LHCb; e o Antropoceno, como nova era geofísica; e 'skyrmions'.

Mais informações sobre essas palestras em http://portal.cbpf.br/lista/coloquios

 

Para além da física

“Nossa preocupação segue sendo a de trazer, além dos temas inerentes à física, assuntos de outras áreas do conhecimento. Os colóquios devem ser reconhecidos como referência, dentro e fora do CBPF”, disse o pesquisador titular do CBPF Henrique Lins de Barros, coordenador dos ‘Colóquios do CBPF’ desde o fim do ano passado.

“A participação do público externo é essencial para podermos trazer nomes importantes”, completou Lins de Barros. Sugestões tanto de temas quanto de palestrantes podem ser enviadas para ncs_cbpf@cbpf.br