Rito, tempo e espaço no Carnaval carioca e no Bumbá de Parintins

COLÓQUIOS DO CBPF

Rito, tempo e espaço no Carnaval carioca e no Bumbá de Parintins, Amazonas

 

Maria Laura Cavalcanti

Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Dia: 12 de setembro de 2017, terça-feira.

Horário: 16h (Entrada gratuita. Não servidores devem apresentar documento de identificação).

 

RESUMO

Na perspectiva dos estudos antropológicos dos rituais, a fala enfoca o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro e o Festival dos Bois-Bumbás de Parintins (Amazonas). Examinaremos os diferentes contextos históricos de formação dessas duas festividades, suas características socioantropológicas e, em especial, as formas diferenciadas com que ambas se apropriam e ritualizam o tempo e o espaço em suas performances festivas.

 

BREVE CV

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti é antropóloga e professora titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É editora-chefe da revista Sociologia & Antropologia. Pesquisadora de festas e rituais da cultura popular. Suas principais áreas de pesquisa são teoria antropológica, ritual e simbolismo, antropologia brasileira, cultura popular e estudos de folclore. 

Entre seus livros, estão Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile (Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 3ª. ed. revista e ampliada, 2006); Reconhecimentos: antropologia, folclore e cultura popular (Rio de Janeiro: Ed. Aeroplano, 2012); Carnaval, ritual e arte (Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2015); O mundo invisível: cosmologia, ritual e noção da pessoa no espiritismo (Rio de Janeiro: Zahar, 1982).

Graduada em história, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestre (1982) e doutora (1993) em antropologia pelo Museu Nacional, da UFRJ, Maria Laura é também docente e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.

Como bolsista Fulbright, realizou pós-doutoramento na Universidade de Colúmbia, Nova York (EUA), entre 1998/1999, e no segundo semestre de 2006.